sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ação pedagógica com bebês: atividades no espelho


Comumente observarmos os bebês fascinados com a própria imagem refletida no espelho. Para ele não importa saber se aquela imagem refletida é ele mesmo, ou refere-se a outro, o que lhe interessa de fato é que toda sua ação tem uma resposta imediata, por exemplo, quando ele se move, a imagem no espelho se move também.

Vale que ressaltar que somente aos dezoito meses o bebê percebe que é dele a imagem refletida no espelho. Seber (1992, p.28) aponta também, que até essa fase a criança só percebe as partes que constituem o seu rosto por meio

[...] de informações sensório-motoras relativas ao tato, aos movimentos, ao gosto, ou seja, ela só sente certos órgãos, mas não os vê. Assim sendo, precisa aprender a transpor ou relacionar essas informações táteis-cinestésicas ou gustativas à informações visuais, apoiando-se naquilo que observa no corpo de outra pessoa que lhe serve de modelo.

Desse modo, considerando que “[...] no primeiro ano de vida todas as aquisições da criança aparecem sob a influencia imediata dos adultos, que não somente satisfazem todas as suas necessidades, como também organizam seu contato variado com a realidade, sua orientação no espaço e as ações com os objetos [...]” (Arce, 2009,p.169), é fundamental, que você, professor (a) que atua com bebês, planeje situações de ensino-aprendizagem utilizando o espelho, objetivando o reconhecimento das crianças de si mesma e de seu corpo.


Sendo assim, sempre que os bebês estiverem em frente ao espelho, aproxime-se deles e:
- proponha que se olhem no espelho para tentar imitar os seus gestos;
- Aponte e bata com a ponta do dedo na imagem de cada um refletida no espelho e ao fazer isso diga o nome de cada um;
- Faça caretas em frente ao espelho;
- Segure o bebê na frente do espelho e cubra o seu rosto com algum tipo de tecido. Quando ele tirar o tecido, verá o seu próprio rosto.

São inúmeras as possibilidades de propostas de atividades em frente ao espelho com os bebês, entretanto, vale ressaltar que nesses momentos é muito importante observar e registrar suas diferentes reações.

Fonte: Seber, Maria da Glória. A construção da inteligência pela criança. 1989, São Paulo, Scipione.
Alessandra; Silva, Janaina Cassiano; É possível ensinar no berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano de idade). In: Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia.  Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009, Campinas. Ed. Alínea.   

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