terça-feira, 9 de abril de 2013

“LUVA COM SININHOS”


Segundo Arce (2009, p. 103), na fase inicial da vida do bebê não há uma diferenciação entre as funções psíquicas como, sensação, percepção, atenção, memória, etc. De acordo com essa autora, esses processos de diferenciação ocorrem articulados uns nos outros “[...] e apenas sob condições de educação, isto é, por exposição e aprendizagem à estímulos externos, conquistam um funcionamento mais complexo e autônomo. Portanto, o planejamento de ações que visem essa estimulação é a premissa básica para o trabalho educativo de bebês.”

A estimulação acima mencionada se dá mediante os cinco sentidos, pois é por meio desse aparato sensorial que os bebês começarão “[...] sua aventura de conhecer e compreender o mundo que nos rodeia [...]” (Arce e Silva, 2009, p. 178).

Nesse sentido, a dica pedagógica que nós do CRINFANCIA propomos para hoje (09-04-2013), é a confecção de uma “LUVA COM SININHOS”, conforme apresentamos na imagem abaixo:


Para confecção desse material, adquira luvas de malha ou lã, pregue em cada dedo e ao longo de toda luva pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos.

Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. 







FONTE: Arce, Alessandra; Silva, Janaina Cassiano; É possível ensinar no berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano de idade). In: Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia.  Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009, Campinas. Ed. Alínea.   




Nenhum comentário: