quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dica rápida: Criando a partir da história "As três partes" de Edson Luiz Kozminski


“[...] a imaginação precisa ser contemplada, isto é, realizada num artefato, numa palavra, numa obra ; precisa tomar forma, tornar-se  um produto que possa integrar, de maneira objetiva , a produção coletiva” (Vigotski, 2009, 30) .

Por meio da história, “As três partes” de Edson Luiz Kozminski, é possível propor atividades voltadas para artes, matemática e linguagem escrita de forma lúdica e significativa. O livro é composto por várias imagens construídas a partir de apenas três formas geométricas, clique aqui e conheça o livro. Desse modo sugerimos:

a) Explorar as formas e as cores que formam cada parte:
- Antes de ser realizada leitura do livro, apresente as três partes recortadas em papéis coloridos, questionando sobre a cor e a forma de cada parte.
- Distribua as três partes para cada criança, explicando que se trata de um quebra-cabeça diferente, o qual serve para criarem o desenho que quiserem.
- Permita que elas brinquem montando livremente as figuras que desejarem.
- Oriente as crianças a montarem uma figura colando-a sobre uma folha de A4. Clique aqui e veja as produções de diferentes crianças, as quais foram solicitadas a realizarem essa mesma atividade.

b) Apresentação da história:


- Ao apresentar a história explore as imagens, mostrando que o autor Edson Luiz Kozminski também escreveu um livro com o título “As três partes”, e que estas cansadas de formarem uma casa decidem se transformar em muitas outras coisas.

- Após contar a história, proponha as crianças compararem suas produções com as imagens do livro, perguntando se alguém construiu algum desenho semelhante.

- E, por último distribua novamente as três partes e solicite que as crianças reproduzam a imagem do livro que mais lhe chamou atenção. 


REFERÊNCIA: VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. 2009.  São Paulo. Ed. Ática.

Nenhum comentário: