quarta-feira, 8 de maio de 2013

DICA RÁPIDA: DESENHANDO A PARTIR DO TEXTO, “BONECO MALUCO” DE ELIAS JOSÉ.

O texto que segue na imagem abaixo, “Boneco maluco”, encontra-se no livro “BONECO MALUCO E OUTRAS BRINCADEIRAS” de Elias José, Projeto Editora.



E, a dica rápida de hoje no CRINFANCIA, é a leitura e o desenho de como a criança imagina ser o “boneco maluco” que João montou. Para isso, sugerimos que você, professor (a):

1) Leia o texto para as crianças o texto sugerido.

2) Na roda de conversa, peça as crianças que descrevam oralmente como imaginam ser o “boneco maluco” que João montou. Em seguida explore o sentido das expressões: “BARRIGA DA PERNA”, “DEDOS DE PROSA”, “BOCA DA NOITE”, “OLHOS DE SOGRA”, “PÉS DE MOLEQUE” E “UNHAS DE FOME”, visto que, elas possuem sentido figurado e não podem ser concretamente representadas, ou seja, na produção de seu desenho a criança terá que criar imagens que possam representá-las.

3) Disponibilize materiais diversificados como: lápis de cor, canetinha, tinta guache, tesoura, cola, papéis diversos, palitos, retalhos de tecido, linhas, lãs, botões, entre outros, para que as crianças possam produzir o desenho de como imaginam ser o “boneco maluco” que João montou.

4) Por último, organize um momento de exposição do trabalhos para que as crianças apreciem os trabalhos dos colegas e ao mesmo tempo possam falar de suas próprias produções.


FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ATIVIDADE:

Ao propor essa atividade, você, professor (a), está contribuindo para o desenvolvimento da imaginação e capacidade criadora, posto que, por meio dela, as crianças são incentivadas a criarem algo novo, acionando o acervo de imagens mentais que possuem, as quais foram apropriadas nas experiências de seu contexto cultural.

Dessa forma, conforme explica Smolka (2009, p. 20) pautando-se nos estudos de Vigotski, acreditamos que a imaginação é uma atividade humana que não é dada a priori, mas, “[...] elaborada com base na experiência sensível transformada pela própria produção do homem, pela possibilidade de significação, pela cultura”. Ou seja, “[...] toda obra da imaginação constrói-se sempre de elementos tomados da realidade e presentes na experiência anterior da pessoa [...]”.

A partir dessas considerações, entendemos que a proposição de atividades como essa, as quais instigam o desenvolvimento da capacidade criadora pela imaginação são fundamentais, uma vez que, “[...] a imaginação não é um divertimento ocioso da mente, uma atividade suspensa no ar, mas uma função vital e necessária” (Vigotski,2009, p. 20).

REFERÊNCIA: VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. 2009.  São Paulo. Ed. Ática.

Nenhum comentário: