domingo, 5 de maio de 2013

Tapete de sensações para crianças maiores


O tapete de sensações pode ser também uma atividade bastante interessante para crianças maiores de 3 anos, sobretudo, porque é possível  confeccionar  esse material coletivamente com a participação das próprias crianças.

No relato da professora Jaciene Cerqueira, publicado no site www.paralapraca.org.br, clique aqui para conhecê-lo, encontramos as seguintes orientações:

Ø Expor os diferentes materiais que podem ser utilizados na confecção do tapete de sensações, tais como: algodão, palitos de picolé, canudos plásticos, esponja de aço, emborrachado, lixa, tecido e papel ondulado, entre outros.

Ø Após expor os materiais, solicite as crianças que toquem esses materiais e descrevam que sensação provocam.

Ø Organize as crianças em duplas, para que elas realizem a colagem dos diferentes materiais em pedaços de papel cartão. Explique também, que para a atividade ser realizada em dupla é necessário que os materiais sejam colados de maneira alternada, ou seja, a criança que, por exemplo, colar o pedaço de algodão, posteriormente terá que ceder a vez para a outra criança da dupla.

Ø Posteriormente as produções devem ser coladas no papel metro para formar o tapete.

Ø Depois de pronto o tapete que tal planejar uma atividade na qual as crianças maiores possam compartilhá-lo com as crianças menores? Esse momento de interação das crianças maiores com as menores certamente possibilitará experiências de ensino-aprendizagem significativas.


Segundo a professora Jaciene Cerqueira, a realização dessa atividade proporcionou:


§ A construção coletiva de uma obra de arte, ou seja, as crianças produziram uma obra em conjunto explorando diferentes materiais que fazem parte do seu cotidiano.

§ O respeito pelo outro, pois em momentos como esses as crianças aprendem a respeitar a opinião do outro.

§ Aprenderam nomear as diferentes sensações associando-as aos seus materiais correspondentes.

Nenhum comentário: