domingo, 2 de junho de 2013

Auto-retrato: o que é e como propor?

"Dentro do universo de imagens humanas, o auto-retrato
se estabelece como um subgênero repleto de peculiaridades.
Nele, o artista se retrata e se expressa, numa tentativa
de leitura e transmissão de suas características físicas
e de sua interioridade emocional...O auto-retrato
é o espelho do artista."
Katia Canton

A produção de auto-retratos acompanha uma parcela considerável da história da arte. Não são poucas as vezes em que os artistas projetam suas próprias imagens no papel ou na tela, em trabalho que trazem a marca da auto-reflexão e, por isso, tocam o gênero autobiográfico. 

Desse modo, propor atividades de produção de auto-retrato possibilita às crianças conhecerem a si mesmo e ao mesmo tempo respeitar e valorizar o outro. Além disso, por meio de atividades como essa é possível abranger diversas áreas do conhecimento como linguagem oral, artes, natureza e sociedade, entre outras. E,  foi pensando nesse leque de possibilidades, que a partir de hoje, nós do CRINFANCIA, estaremos apresentando uma série de dicas  pedagógicas para a Educação Infantil voltadas para a produção de auto-retrato.

Para começar apresentaremos abaixo uma lista de obras de artistas que se auto-retrataram, as quais poderão ser apresentadas às crianças durante a sequência de atividades voltada para o auto-retrato.

Guignardi: clique aqui
Antonio Gomide : clique aqui
Ismael Nery:clique aqui
Benedito Calixto: clique aqui
Frida Kahlo: clique aqui
José Antonio da Silva: clique aqui
Anita Mafalti: clique aqui
José Pancetti: clique aqui
Vicent Van Gogh: clique aqui
Eliseu  Visconti: clique aqui
Candido Portinari: clique aqui
Iberê Camargo: clique aqui
Lasar Segall:  clique aqui
Pablo Picasso: clique aqui

Fontes: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfmfuseaction=termos_texto&cd_verbete=897  

Auto-retrato / Instituto Arte na Escola ; autoria de Silvia Sell Duarte Pillotto ;coordenação de Mirian Celeste    Martins e Gisa Picosque. – São Paulo : Instituto Arte na Escola, 2006.

Nenhum comentário: