quarta-feira, 26 de junho de 2013

Proposta pedagógica: 1º aspecto (HISTÓRICO)

Ao elaborar a Proposta Pedagógica de uma instituição de Educação Infantil é  fundamental considerar sua história, levando em conta: o processo de formação inicial e continuada de seus profissionais, as práticas pedagógicas que se constituíram ao longo dos tempos, as mudanças no contexto sócio-cultural, enfim,


[...] é necessário ter em mente que uma  Proposta Pedagógica possui uma história que precisa ser contada. Ela tem passado, presente e futuro [...] é preciso resgatar as experiências acumuladas pela instituição em tentativas anteriores de sistematizar e organizar as ações do trabalho pedagógico [...] (FARIA E SALLES, 2010, p. 30).

Nesse sentido, por melhor que sejam as intenções, a tentativa de elaborar uma Proposta Pedagógica que não considere o processo histórico das instituições é percebido como imposição e, por isso, está fadada a fracassar.

REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.












Nenhum comentário: