quarta-feira, 10 de julho de 2013

Autorretrato: Fazendo caretas!

ELISA (3 ANOS), JOÃO PEDRO (5 ANOS), MARIA EUGÊNIA (3 ANOS)

Em 19/06/2013  sugerimos a realização de uma atividade na qual as crianças possam brincar com sua própria imagem refletida no espelho e em 03/07/13 apresentamos autorretratos de Rembrandt também se autorretratando no espelho, ambos explorando diferentes expressões faciais. Mediante essa brincadeira e exploração de obras desse artista, você professor (a) poderá fazer os seguintes encaminhamentos:


  • Permita que as crianças façam as "caras" e "bocas" que desejarem, enquanto isso fotografe.
ANA CLARA (8 ANOS), LEONES (9 ANOS) E THIAGO (7 ANOS)
  • Exponha em data-show as imagens (ou outro recurso disponível), enquanto isso converse sobre as características das diferentes expressões faciais. Ou seja, como fica o desenho da testa, da boca, dos olhos e do nariz quando realizamos diferentes expressões?
  • Permita também que as crianças discutam sobre suas expressões e que diga os sentimentos que retratam as imagens refletidas no espelho.
  • Depois, proponha que as crianças façam seus autorretratos a partir de suas fotos no espelho.







Como podemos ver nas imagens, essas atividades podem ser realizadas com crianças de 3 a 9 anos, ou seja, podem ser realizadas com crianças que frequentam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Referência: Auto-retrato / Instituto Arte na Escola ; autoria de Silvia Sell Duarte Pillotto ;coordenação de Mirian Celeste    Martins e Gisa Picosque. – São Paulo : Instituto Arte na Escola, 2006.

Nenhum comentário: