segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Proposta Pedagógica/Organização e gestão do trabalho (Organização de espaços)

Considerando que na Educação Infantil o processo educativo não ocorre apenas no espaço-tempo da sala de aula, a Proposta Pedagógica das IEI devem explicitar como se organizam os espaços disponíveis.

Quanto a esse aspecto Faria e Salles (2010, p. 33), explica que o espaço deve ser tratado sobre duas vertentes, uma institucional e outra mais relativa aos espaços, equipamentos e materiais que são utilizados pelos profissionais e pelas crianças. Desse modo, sugere-se que a Proposta Pedagógica apresente como se organiza  o ambiente interno e externo da instituição. E, em relação aos espaços externos, é importante indicar outros espaços naturais e culturais existentes próximos à escola, os quais podem ser utilizados no desenvolvimento de atividades.

Faria e Salles (2010, p. 33), destacam ainda, que a organização do ambiente educativo reflete as crenças e concepções que orientam o trabalho da IEI. Nesse sentido, as autoras sugerem que:

para atender as necessidades da criança e a diversidade do currículo na Educação Infantil é imprescindível a organização de espaços com uma variedade de materiais disponíveis que permitam a escolha das crianças, as vivências corporais, a imaginação, o desenvolvimento do brincar, das demais linguagens, o contato com a natureza, a apropriação e produção de conhecimentos e a ampliação de seu universo cultural.

REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.

Nenhum comentário: